Avançar para o conteúdo principal
Gerir ou administrar um processo produtivo consiste em avaliar, dimensionar, planear e executar o produto, dispondo para isso de materiais, equipamentos e pessoal.
Seja qual for o tamanho do projeto a realizar, é o pessoal o insumo mais importante e do qual dependerá todo o sucesso do investimento. É para isso fundamental mobilizar as pessoas certas e fazer relacionarem-se eficazmente todos os envolvidos. Quer dizer-se com isso que dependerá do relacionamento pessoal o sucesso ou fracasso do projeto.
Cabe ao responsável pelo empreendimento, utilizando qualquer ferramenta usual de gestão, utilizar sua experiência para identificar e contratar profissionais tecnicamente capazes e também hábeis em relacionamento. Essas pessoas por sua vez, dentro de suas áreas de atuação, deverão compor suas equipas com as quais irão delegar e acompanhar tarefas.
O papel do gestor central será preponderante na eficácia das relações, dependendo de sua ação preventiva o bom entrosamento e a motivação necessária para serem ultrapassados os obstáculos que surgirão. A experiência profissional desse gestor será requerida não tanto pelo conhecimento específico do produto mas principalmente por suas habilidades de relacionamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Com um OE comprometido com salários e pensões não há dinheiro para o investimento; espaço para a iniciativa privada. Muito mais que a conhecida redução de impostos, deve ser com concessões e privatizações que a Economia pode crescer. Ultrapassar os tabus, garantir seu papel social, regular e deixar o Capital fazer o seu trabalho. 
A iniciativa privada é a causa e o desenvolvimento é o efeito. O de todos é consequência direta e indissociável de apenas um. O germe do desenvolvimento humano reside na vontade individual de criar, produzir, transacionar e lucrar em benefício próprio, ao mesmo tempo que identifica, oferece e supre as necessidades dos outros, e que sem esta não seriam atendidas. Sempre havendo assim, demandas identificadas por alguém que se dispusesse a atendê-las, em troca do seu ganho particular. Tão bem comparado por Smith com a mão invisível que nos leva o bife ao prato no jantar. A iniciativa privada para obtenção do ganho particular é o único e imprescindível fator para o desenvolvimento e bem-estar de toda a sociedade. Em nenhum momento se pode perder de vista, que é da salutar ambição pelo ganho particular que se cria a riqueza que se distribui por todos. Nenhuma forma consentida de governo pode contrariar esse princípio, devendo mesmo fazer dele sua razão, para com equidade assegurar a distrib...
A empresa, o empresário, por definição são de direita; o empregado, de esquerda. Enquanto a lógica do primeiro é liberal, conservadora, a do segundo é social, reformista. Nomenclaturas e definições à parte, esse embate de classes sempre existiu e foi Marx quem o descreveu com mais argúcia. Sendo o Capitalismo o sistema de relações que melhor se adequa à natureza humana, e por isso o mais natural, sofre também com as imperfeições da sua própria natureza; sua avareza, sua vaidade, sua soberba. O natural Capitalismo evolui com a própria evolução humana. Está num ponto de viragem... seu desaire de acumulação e concentração criou desigualdades profundas e o ser humano não tolera isso. A pandemia veio acelerar essas mudanças e certamente não será pela lógica da direita que serão conseguidas... A esquerda deve refletir bem esse seu atual papel.