Avançar para o conteúdo principal

Profissionalismo no lugar dos cargos políticos faz toda diferença na gestão do interesse público. Um claro exemplo disso foi a atuação eficientíssima de um militar na vacinação da Covid em Portugal.

Toda a máquina administrativa deve situar-se fora da esfera política, devendo ser concursada e de carreira, composta por profissionais formados em administração pública com mérito.

Os cargos executivos eleitos apenas utilizam esses funcionários para aplicarem seus programas de governo vencedores de escrutínio.

O funcionalismo público, em tudo regido pela legislação do trabalho privado, inclusive os salários de mercado, deve gozar de estabilidade, a título de independência, diante somente dos cargos eleitos. Não gozam dessa estabilidade em qualquer outra situação, sendo avaliados regularmente pelos utentes dos serviços públicos, que em determinadas condições podem mesmo os destituir de funções através de processos trabalhistas movidos pela Procuradoria.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vida A vida é uma escola. Nos matriculamos antes de nela entrar. Todos somos alunos e professores. Todo dia recebemos lições. Temos sempre o trabalho de casa. Uns aplicam-se mais, outros menos. De tempos em tempos passamos por provas. No final do curso, uns passam, outros repetem. Todos aprendemos! Abençoada escola! 
Em todas estruturas sociais há classes dos mais fortes e dos mais fracos, sejam jovens e velhos, ricos e pobres. A evolução dos ideais de solidariedade e justiça originou costumes e leis para que os mais fortes protegessem os mais fracos. O Estado Social e a tributação progressiva são exemplos disso. A Justiça coíbe e pune os abusos das regras. O Ministério Público existe para defender os interesses em nome da sociedade. Em tese tudo está previsto e bem organizado. Inevitavelmente não é o que acontece pois a maior parte, mais fraca, da sociedade não é organizada e não se vê representada. A política dos regimes democráticos ocuparia esse papel se de fato representasse esse grupo, o que na prática não funciona assim. Admitindo-se que a esmagadora maioria não está preparada, e mesmo sequer interessada, em criticar e discutir os problemas que a afligem, temos a minoria, mais forte, totalmente livre para organizar governos que a favorecem, em detrimento dos mais fracos. A evolução do s
O brasileiro por mais original e jovial que seja é um conservador; não afina-se com o pensamento da esquerda. A Abertura trouxe uma vontade de experimentar coisa nova que logo passou. A esquerda populista permeia fácil no terreno e é infestante, é difícil extirpar. A Lava-jato mostrou o veneno e a população viu forma de eliminar essa erva daninha; conseguiu a mudança. Foi por causa da total falta de moralidade e habilidade de JB, e do habitual descuido do centro-direita, que perdeu-se a oportunidade de uma guinada definitiva. Se quiser disputar 2026 com alguma chance, terá que se afastar dos radicalismos, agir com ética, e apresentar-se como legítima representante da vontade do povo brasileiro.