Avançar para o conteúdo principal

A ação nasce da ideia.

À convergência de ideias políticas chama-se ideologia e essa norteia as ações dela esperadas.

Os partidos políticos que antes representavam ideologias, agora não distinguem-se mais pelo seu ideário, assemelhando-se todos pela única luta pelo poder. Suas siglas não dizem nada. Mascara-os. As candidaturas independentes são o resultado dessa degradação identitária no espectro político, apesar de remanescer a ideologia que move cada uma delas.

Os diferentes grupos ideológicos separam-se entre os de esquerda e os de direita, nos mais variados sentidos e classificações. Ou por por natureza posicionamo-nos mais para um lado ou para o outro. Não há como estar no meio, pelo o que se chama Centro não passar de mero artifício casuístico.

Se considerarmos qualquer extremismo como fora daquilo que seria razoável, também não há de fato em democracia, espaço para uma extrema-esquerda ou extrema-direita, que representam na verdade variantes do totalitarismo.

Daí podermos agrupar, a título de simplificação e fácil reconhecimento, apenas quatro grupos ideológicos em que todos encontram posição: Esquerda, Centro-esquerda, Centro-direita e Direita. Podendo mesmo todas as candidaturas serem identificadas ideologicamente por apenas esses nomes, no lugar da infinidade de siglas que descaracterizam e confundem.

Não sendo meros títulos clubísticos, dizem muito mais ao que vêm e principalmente ao que se espera de sua ação política.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vida A vida é uma escola. Nos matriculamos antes de nela entrar. Todos somos alunos e professores. Todo dia recebemos lições. Temos sempre o trabalho de casa. Uns aplicam-se mais, outros menos. De tempos em tempos passamos por provas. No final do curso, uns passam, outros repetem. Todos aprendemos! Abençoada escola! 
Em todas estruturas sociais há classes dos mais fortes e dos mais fracos, sejam jovens e velhos, ricos e pobres. A evolução dos ideais de solidariedade e justiça originou costumes e leis para que os mais fortes protegessem os mais fracos. O Estado Social e a tributação progressiva são exemplos disso. A Justiça coíbe e pune os abusos das regras. O Ministério Público existe para defender os interesses em nome da sociedade. Em tese tudo está previsto e bem organizado. Inevitavelmente não é o que acontece pois a maior parte, mais fraca, da sociedade não é organizada e não se vê representada. A política dos regimes democráticos ocuparia esse papel se de fato representasse esse grupo, o que na prática não funciona assim. Admitindo-se que a esmagadora maioria não está preparada, e mesmo sequer interessada, em criticar e discutir os problemas que a afligem, temos a minoria, mais forte, totalmente livre para organizar governos que a favorecem, em detrimento dos mais fracos. A evolução do s
O brasileiro por mais original e jovial que seja é um conservador; não afina-se com o pensamento da esquerda. A Abertura trouxe uma vontade de experimentar coisa nova que logo passou. A esquerda populista permeia fácil no terreno e é infestante, é difícil extirpar. A Lava-jato mostrou o veneno e a população viu forma de eliminar essa erva daninha; conseguiu a mudança. Foi por causa da total falta de moralidade e habilidade de JB, e do habitual descuido do centro-direita, que perdeu-se a oportunidade de uma guinada definitiva. Se quiser disputar 2026 com alguma chance, terá que se afastar dos radicalismos, agir com ética, e apresentar-se como legítima representante da vontade do povo brasileiro.