Avançar para o conteúdo principal

 O Poder Legislativo é sempre erroneamente negligenciado nas eleições.

Os diferentes assuntos, interesses e opiniões dispersam e inviabilizam a ação legislativa individual, da mesma forma que os muitos partidos sem ideologia identificável não permitem a ação conjunta necessária para a aprovação das medidas necessárias.

Face à nossa particular política sem representatividade e responsabilização, corrompida em todas áreas e níveis, somado a uma sociedade maioritariamente despolitizada e alheia, fica patente a disfuncionalidade de todo o sistema.

Tendo em vista essa deficiência estrutural causada pela ineficácia da ação individual do vereador, de fato um desconhecido descompromissado com o eleitor, fica claro ser preciso protagonizar o papel ideológico do partido político, ao mesmo tempo que se devem permitir agrupar os muitos e dispersos partidos por afinidade de objetivos.

Privilegiando-se a exclusiva vontade dos eleitores nas suas questões de maior interesse, seria de todo útil a definição de uma lista de ações, de sua iniciativa, a ser atendida consoante o viés ideológico de cada partido e assumida como compromisso eleitoral para aquela legislatura.

Por essas razões e como proposta para uma solução, seria mais apropriado o voto direto no partido ou frente partidária, em detrimento do voto nominal, pelo sistema proporcional com lista fechada. 

Mais apropriada às nossas características, de populosos distritos eleitorais, esta medida garantiria uma maior representatividade, ao mesmo tempo que permitiria o controlo direto por parte do eleitor, do encaminhamento das suas prioridades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vida A vida é uma escola. Nos matriculamos antes de nela entrar. Todos somos alunos e professores. Todo dia recebemos lições. Temos sempre o trabalho de casa. Uns aplicam-se mais, outros menos. De tempos em tempos passamos por provas. No final do curso, uns passam, outros repetem. Todos aprendemos! Abençoada escola! 
Em todas estruturas sociais há classes dos mais fortes e dos mais fracos, sejam jovens e velhos, ricos e pobres. A evolução dos ideais de solidariedade e justiça originou costumes e leis para que os mais fortes protegessem os mais fracos. O Estado Social e a tributação progressiva são exemplos disso. A Justiça coíbe e pune os abusos das regras. O Ministério Público existe para defender os interesses em nome da sociedade. Em tese tudo está previsto e bem organizado. Inevitavelmente não é o que acontece pois a maior parte, mais fraca, da sociedade não é organizada e não se vê representada. A política dos regimes democráticos ocuparia esse papel se de fato representasse esse grupo, o que na prática não funciona assim. Admitindo-se que a esmagadora maioria não está preparada, e mesmo sequer interessada, em criticar e discutir os problemas que a afligem, temos a minoria, mais forte, totalmente livre para organizar governos que a favorecem, em detrimento dos mais fracos. A evolução do s
O brasileiro por mais original e jovial que seja é um conservador; não afina-se com o pensamento da esquerda. A Abertura trouxe uma vontade de experimentar coisa nova que logo passou. A esquerda populista permeia fácil no terreno e é infestante, é difícil extirpar. A Lava-jato mostrou o veneno e a população viu forma de eliminar essa erva daninha; conseguiu a mudança. Foi por causa da total falta de moralidade e habilidade de JB, e do habitual descuido do centro-direita, que perdeu-se a oportunidade de uma guinada definitiva. Se quiser disputar 2026 com alguma chance, terá que se afastar dos radicalismos, agir com ética, e apresentar-se como legítima representante da vontade do povo brasileiro.