Por que nem todas as pessoas têm entendimento das coisas, da compreensão da realidade?
Apesar de ajudar muito, ter conhecimento favorece, mas não é condição para ter entendimento.
Entendimento se tem ou se adquire?
O entendimento das pessoas é determinante para o bem estar social? Parece ser isso indiscutível.
O que faz uma pessoa ter entendimento e outra não?
Podemos tentar encontrar uma resposta ao identificar pessoas simples e sem instrução que possuem um entendimento maior que mestres acadêmicos... e talvez concluirmos então que nascemos ou não com essa capacidade, não deixando é claro de poder aperfeiçoá-la ao adquirir conhecimentos.
Haveria assim certas pessoas que de nascença possuem e aperfeiçoam o entendimento na medida em que vão adquirindo conhecimentos.
Surge uma outra questão. Haveria modo de alguém que não houvesse nascido com essa capacidade pudesse adquiri-la?
Caso afirmativo caberia simplesmente às sociedades, em prol do bem-estar geral, propagar essa aquisição e o problema estaria resolvido.
Caso negativo, ao que tudo indica ser a verdade, o que fazer na busca do entendimento geral e bem estar de todos?
Não sendo possível "ensinar" o entendimento, cabe unicamente às sociedades proporcionar o conhecimento a todos, sem distinção, de forma que fazendo uso disso, habituassem-se à prática da discussão organizada a respeito da vida em comum.
A troca de argumentos e o consenso das opiniões, postas em prática por governos representativos, poderia não ser o entendimento de todos mas certamente representaria o da maioria, e por isso a compreensão possível daquela realidade.
Sem ensino, discussão e representatividade não é possível haver entendimento geral e como consequência, o almejado bem-estar social.
Apesar de ajudar muito, ter conhecimento favorece, mas não é condição para ter entendimento.
Entendimento se tem ou se adquire?
O entendimento das pessoas é determinante para o bem estar social? Parece ser isso indiscutível.
O que faz uma pessoa ter entendimento e outra não?
Podemos tentar encontrar uma resposta ao identificar pessoas simples e sem instrução que possuem um entendimento maior que mestres acadêmicos... e talvez concluirmos então que nascemos ou não com essa capacidade, não deixando é claro de poder aperfeiçoá-la ao adquirir conhecimentos.
Haveria assim certas pessoas que de nascença possuem e aperfeiçoam o entendimento na medida em que vão adquirindo conhecimentos.
Surge uma outra questão. Haveria modo de alguém que não houvesse nascido com essa capacidade pudesse adquiri-la?
Caso afirmativo caberia simplesmente às sociedades, em prol do bem-estar geral, propagar essa aquisição e o problema estaria resolvido.
Caso negativo, ao que tudo indica ser a verdade, o que fazer na busca do entendimento geral e bem estar de todos?
Não sendo possível "ensinar" o entendimento, cabe unicamente às sociedades proporcionar o conhecimento a todos, sem distinção, de forma que fazendo uso disso, habituassem-se à prática da discussão organizada a respeito da vida em comum.
A troca de argumentos e o consenso das opiniões, postas em prática por governos representativos, poderia não ser o entendimento de todos mas certamente representaria o da maioria, e por isso a compreensão possível daquela realidade.
Sem ensino, discussão e representatividade não é possível haver entendimento geral e como consequência, o almejado bem-estar social.
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