O papel fundamental da Universidade é a busca do conhecimento. Muitíssimo mais importante que simplesmente atender às demandas do mercado.
Seja seu financiamento público ou privado, precisa produzir em contrapartida porque não tem o carácter generalista e obrigatório da educação pública gratuita. Também por este motivo justifica-se o pagamento aos estabelecimentos públicos pelos que pretendam a graduação, prevendo-se a atribuição de bolsas de estudo àqueles que por incapacidade financeira distingam-se no aproveitamento académico.
A produção retributiva dos que continuam os estudos de pós-graduação, seja do ponto de vista económico através da pesquisa aplicada, ou científico pela pesquisa pura, deve ser bem aferida tanto pelo retorno do investimento realizado, como pelo número de trabalhos publicados que sejam do reconhecimento da comunidade científica.
No Brasil, esse principal papel foi desvirtuado pela função quase exclusiva da produção de diplomas para o mercado de trabalho, descompassada por sinal com a demanda, agravado pelo excessivo número de licenças atribuídas a estabelecimentos privados de péssima qualidade.
A reforma do ensino superior por estes motivos, além da "descontaminação" política das instituições públicas tornadas cabides de emprego, mal geridas e descompromissadas com sua função, é urgente.
Seja seu financiamento público ou privado, precisa produzir em contrapartida porque não tem o carácter generalista e obrigatório da educação pública gratuita. Também por este motivo justifica-se o pagamento aos estabelecimentos públicos pelos que pretendam a graduação, prevendo-se a atribuição de bolsas de estudo àqueles que por incapacidade financeira distingam-se no aproveitamento académico.
A produção retributiva dos que continuam os estudos de pós-graduação, seja do ponto de vista económico através da pesquisa aplicada, ou científico pela pesquisa pura, deve ser bem aferida tanto pelo retorno do investimento realizado, como pelo número de trabalhos publicados que sejam do reconhecimento da comunidade científica.
No Brasil, esse principal papel foi desvirtuado pela função quase exclusiva da produção de diplomas para o mercado de trabalho, descompassada por sinal com a demanda, agravado pelo excessivo número de licenças atribuídas a estabelecimentos privados de péssima qualidade.
A reforma do ensino superior por estes motivos, além da "descontaminação" política das instituições públicas tornadas cabides de emprego, mal geridas e descompromissadas com sua função, é urgente.
Certíssimo Rui, a situação do ensino no Brasil é critica. Vai demorar muito tempo para melhorar.
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