Avançar para o conteúdo principal

Nossa precariedade política fica patente no momento atual. O estado de exceção serve bem a estes casos e está previsto na Constituição; não nos valeu. O Federalismo e o estilo tíbio autocrático desse presidente têm se mostrado incapazes de enfrentar a pandemia a despeito da dedicação e empenho isolados de alguns.
Está claro que uma ameaça viral como essa requer uma ação central e concertada, baseada na experiência dos países infectados mais cedo e no conhecimento científico que se vai alcançando.
A correria desvairada dos governadores na tomada de medidas restritivas entrou em choque com a habitual falta de capacidade de consenso do presidente que tristemente, se não fosse apenas por defeito e total desinformação, só foi capaz de ver nesse embate o risco da sua reeleição; perdeu uma grande oportunidade...
A população órfã expôs suas fragilidades à mercê do vírus e da impiedade de empresários estúpidos que recorrem ao Utilitarismo num momento em que ao invés de se atacar é preciso se defender...
Pobre país rico e desigual, tão desorganizado e despreparado. Quem nos valerá nessa aflição quando mais do que nunca é preciso quem nos represente e atue com responsabilidade?
O que mais teremos que passar até que aprendamos finalmente a nos governar? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Com um OE comprometido com salários e pensões não há dinheiro para o investimento; espaço para a iniciativa privada. Muito mais que a conhecida redução de impostos, deve ser com concessões e privatizações que a Economia pode crescer. Ultrapassar os tabus, garantir seu papel social, regular e deixar o Capital fazer o seu trabalho. 
A iniciativa privada é a causa e o desenvolvimento é o efeito. O de todos é consequência direta e indissociável de apenas um. O germe do desenvolvimento humano reside na vontade individual de criar, produzir, transacionar e lucrar em benefício próprio, ao mesmo tempo que identifica, oferece e supre as necessidades dos outros, e que sem esta não seriam atendidas. Sempre havendo assim, demandas identificadas por alguém que se dispusesse a atendê-las, em troca do seu ganho particular. Tão bem comparado por Smith com a mão invisível que nos leva o bife ao prato no jantar. A iniciativa privada para obtenção do ganho particular é o único e imprescindível fator para o desenvolvimento e bem-estar de toda a sociedade. Em nenhum momento se pode perder de vista, que é da salutar ambição pelo ganho particular que se cria a riqueza que se distribui por todos. Nenhuma forma consentida de governo pode contrariar esse princípio, devendo mesmo fazer dele sua razão, para com equidade assegurar a distrib...
A empresa, o empresário, por definição são de direita; o empregado, de esquerda. Enquanto a lógica do primeiro é liberal, conservadora, a do segundo é social, reformista. Nomenclaturas e definições à parte, esse embate de classes sempre existiu e foi Marx quem o descreveu com mais argúcia. Sendo o Capitalismo o sistema de relações que melhor se adequa à natureza humana, e por isso o mais natural, sofre também com as imperfeições da sua própria natureza; sua avareza, sua vaidade, sua soberba. O natural Capitalismo evolui com a própria evolução humana. Está num ponto de viragem... seu desaire de acumulação e concentração criou desigualdades profundas e o ser humano não tolera isso. A pandemia veio acelerar essas mudanças e certamente não será pela lógica da direita que serão conseguidas... A esquerda deve refletir bem esse seu atual papel.