Avançar para o conteúdo principal

De novo mortes causadas pelas chuvas no Rio...  é triste... mas mais que as mortes é o descaso com isso... que tantas vezes se repete.
Será que alguém confortavelmente instalado no seu apartamento do Leme está preocupado com essa tragédia recorrente do morador de uma casa ilegal, ao lado de uma ribeira fétida na Zona Oeste? O mesmo para qualquer outra cidade no país.
Se a resposta fosse afirmativa certamente esse triste quadro mudaria.
O caso, como muitos outros, é consequência da omissão dos próprios munícipes, e por último, do próprio eleitor. Não se vá esperar que seja prioridade de algum governo ou destinação de verbas poucas para encarar de frente esse problema.
A leniência perpétua dos governos com relação às habitações irregulares, e pior, em locais de risco, resulta da indiferença do cidadão e isso não muda...
Falta de respeito antes e falta de cidadania depois transformaram as cidades em verdadeiras ratoeiras. A miserável favela espraiou-se e ficou até bonita com o fraterno nome de comunidade...
Passar a culpa pra chuva ou pro governo dá no mesmo e não dá em nada...
Alguém realmente se importa com isso? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Com um OE comprometido com salários e pensões não há dinheiro para o investimento; espaço para a iniciativa privada. Muito mais que a conhecida redução de impostos, deve ser com concessões e privatizações que a Economia pode crescer. Ultrapassar os tabus, garantir seu papel social, regular e deixar o Capital fazer o seu trabalho. 
A iniciativa privada é a causa e o desenvolvimento é o efeito. O de todos é consequência direta e indissociável de apenas um. O germe do desenvolvimento humano reside na vontade individual de criar, produzir, transacionar e lucrar em benefício próprio, ao mesmo tempo que identifica, oferece e supre as necessidades dos outros, e que sem esta não seriam atendidas. Sempre havendo assim, demandas identificadas por alguém que se dispusesse a atendê-las, em troca do seu ganho particular. Tão bem comparado por Smith com a mão invisível que nos leva o bife ao prato no jantar. A iniciativa privada para obtenção do ganho particular é o único e imprescindível fator para o desenvolvimento e bem-estar de toda a sociedade. Em nenhum momento se pode perder de vista, que é da salutar ambição pelo ganho particular que se cria a riqueza que se distribui por todos. Nenhuma forma consentida de governo pode contrariar esse princípio, devendo mesmo fazer dele sua razão, para com equidade assegurar a distrib...
A empresa, o empresário, por definição são de direita; o empregado, de esquerda. Enquanto a lógica do primeiro é liberal, conservadora, a do segundo é social, reformista. Nomenclaturas e definições à parte, esse embate de classes sempre existiu e foi Marx quem o descreveu com mais argúcia. Sendo o Capitalismo o sistema de relações que melhor se adequa à natureza humana, e por isso o mais natural, sofre também com as imperfeições da sua própria natureza; sua avareza, sua vaidade, sua soberba. O natural Capitalismo evolui com a própria evolução humana. Está num ponto de viragem... seu desaire de acumulação e concentração criou desigualdades profundas e o ser humano não tolera isso. A pandemia veio acelerar essas mudanças e certamente não será pela lógica da direita que serão conseguidas... A esquerda deve refletir bem esse seu atual papel.